sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago.

As 87 anos de idade morre um dos maiores escritores...O português José Saramago.
Aqui deixo minha singela homenagem a ele que escreveu grandes obras como Ensaio Sobre a Cegueira, o Evangelho Segundo Jesus Cristo dentre outrasEm 1998, Saramago ganhou o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa. Alguns trechos das suas obras e reflexões:
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."

"Há momentos assim na vida: descobre-se inesperadamente que a perfeição existe, que é também ela uma pequena esfera que viaja no tempo, vazia, transparente, luminosa, e que às vezes (raras vezes) vem na nossa direcção, rodeia-nos por breves instantes e continua para outras paragens e outras gentes."

"Já éramos cegos no momento em que cegamos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos."

Obrigada... Saramago.

Um comentário:

  1. Realmente uma grande perda para todos nós. Amei essa primeira citação, não conhecia. E concordo plenamente, é preciso pensar, refletir, analisar, reanalisar a nossa sociedade e a humanidade como um todo. Não precisamos saber exatamente onde vai chegar, mas pelo menos saber qual rumo a gente não quer que a humanindade tome já nos trará muitos benefícios.
    Beijos

    ResponderExcluir